segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Abertura de uma nova AIESEC em Lille (França)

Olá pessoal! Eu sou o Hamilton Passos, estudante de Engenharia Química na UFU. Atualmente estou na França participando do programa de mobilidade estudantil da UFU. Ainda no Brasil, assim que fiquei sabendo em qual cidade eu iria morar (Lille), a primeira coisa que fiz foi entrar em contato com o escritório nacional da AIESEC na França, pois vi na internet que em Lille havia a AIESEC. Quando me responderam, disseram que a AIESEC em Lille estava parada há 2 anos; mas que outras pessoas além de mim também estavam indo pra Lille e estavam interessadas em reabrir o escritório de lá.

Fizemos um trabalho muito bom e divertido. Eu trabalhei como Diretor de Relações Corporativas (já tinha uma experiência de 6 meses na área de Relações Corporativas na AIESEC Uberlândia). Estávamos começando um novo Comitê Local… isso era familiar pra mim… mas agora o contexto era bem diferente: nova cultura, outra língua, novos desafios… a única coisa em comum era a motivação em fazer do Comitê Local de Lille um dos melhores!

A galera era muito diferente, cada um de uma região. Olhem só a diretoria:

Presidente: Floree (Romênia)
Diretores de Intercâmbio: Amélie (Franco-alemã) e Simona (Eslováquia)
Diretor de Relações Corporativas: Hamilton (Brasil uhhuuuuuu)
Diretor de RH: Alina (Romênia)
Diretor de Finanças: Mohamed (Marrocos)

Esse foi o grupo inicial. Tinha também a Kika (Eslovaca-alemã) e o Arthur (inglês de origem francesa). Viram ae que o grupo era realmente “multicultural”, né?!

Aqui na Europa tem algumas coisas que facilitaram muito nosso trabalho. Entretanto, temos outros pontos que dificultaram pacas se compararmos com o Brasil. Valeu muito à pena ter um contato direto com a Diretoria Nacional da AIESEC da França. Recebemos visita da nossa coach (Diretora Nacional de RH); debatemos muuuuito… começamos um trabalho inovador até certo ponto. Ainda nos meus últimos meses em Lille, eu conheci o Alex. Ele é franco-brasileiro e era nada menos que candidato a Presidente Nacional da AIESEC na França 2009/2010! Ele nos ajudou muito no trabalho; principalmente na parte de vendas (ele já tinha trabalhado como Diretor de Relações Corporativas).


Global Village - França


Conheci também um dos mitos da AIESEC, o Maurício (gaúcho de Santa Maria) que estava na AI (AIESEC INTERNACIONAL). Ele deu uma palestra muito massa sobre sua história de vida e na AIESEC. Isso foi em uma conferência nacional que eu fui em Paris, e ele estava como « chair » desta conferência. E QUÊ conferência!! Parceiros nacionais presentes, alumni (ex-membros da AIESEC), várias atividades sobre empreendedorismo social, conheci um pouco dos outros Comitês Locais da França e quais seus pontos fortes e fracos, festas, gente de diversos países… 7 brasileiros ao todo. Detalhe: os brasileiros ensinando a galera francesa a dançar LAPADA NA RACHADA como roll-call da conferência; isso é coisa que não tem preço!!

Uma das melhores experiências da minha vida, marcadas por essas palavras-chave: Liderança, desafio, culturas, amizades, diversão, crescimento!!



Abraços pra todos!

Hamilton Passos

P.S:
O Alex conseguiu! Ele é o atual Presidente da AIESEC na França 2009/2010!!
P.S.2: De todo o pessoal que participou da “reabertura” do Comitê Local em Lille (8 pessoas), todos já partiram, mas deixamos um comitê a pleno vapor e com 25 membros ativos!!

2 comentários:

  1. Não é atoa que é meu orgulho esse garoto!!! muito bom ter o trabalho reconhecido!!!! Parabens filhote!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hamilton ninjaaa!
    Acho que se fosse qualquer outra pessoa que não você naquela palestra sobre a AIESEC na UFU eu nem tinha entrado =DDDD, valeu demais da conta hehehe!
    =**********

    ResponderExcluir